top of page

A arte de se relacionar

Manter bons relacionamentos pessoais e profissionais é uma arte que precisa ser desenvolvida. Convenhamos, nem sempre é fácil conviver com pessoas de personalidade muito distinta da nossa, pois uma hora ou outra os atritos acontecem. O problema é que no ambiente de trabalho esses eles podem ser muito prejudiciais.



A coach Paloma López explica que todos nós podemos desenvolver uma habilidade chamada inteligência emocional. Ela ajuda a equilibrar as emoções e, consequentemente, a transitarmos melhor em diversas situações. “Algumas pessoas são mais emocionais e outras mais racionais. Mas o cérebro pode se adaptar, adquirir novos conhecimentos. Conseguimos fazer com que os lados cognitivo e criativo entrem em sinapses neurais de maneira correta e isso traz equilíbrio emocional”.


Aí você me pergunta: o que isso tem a ver com relacionamentos? Tudo! Pense no seu ambiente profissional. Você deve ter colegas de trabalho das mais variadas personalidades: alguém mais calmo, um mal-humorado, outro expansivo, outro ainda extremamente tímido. Sem contar que durante o dia as emoções podem flutuar (hello, TPM!). Sem uma inteligência emocional bem desenvolvida, a chance de você se indispor com alguém é maior. Em casos mais graves, a própria carreira entra em perigo. “Na teoria, quando chegamos no trabalho precisamos colocar de lado problemas pessoais e vice-versa. Mas, na prática, não é o que acontece, vivemos uma vida só. Por isso, precisamos procurar estar em harmonia”, diz Paloma López.


A coach ainda diz que conquistamos essa harmonia por meio de livros, palestras e até auxílio de um profissional. E mais, ela defende que nem só no trabalho precisamos de uma orientação, pois relacionamentos pessoais também podem ser bem complicados. “Quando aprimoramos nossos relacionamentos pessoais, ficamos mais felizes e positivos. Uma dona de casa, por exemplo, precisa descobrir se aquela é a vida que ela realmente quer, se ela é feliz assim. Com ajuda de um profissional, ela percebe talentos que podem ser usados dentro e fora de casa”.


A boa notícia para nós, Mulheres 30 Demais, é que estamos em uma idade ideal para aperfeiçoarmos nossos relacionamentos. Segundo Paloma López: “antes dos 30 a gente sabe o que não quer. A partir dos 30, temos maturidade, como mulher, sobre o que queremos para a vida, para a carreira. Entendemos o poder que temos sobre a nossa vida”.


Para quem quer dar o ponta pé inicial nesta busca por autoconhecimento existem várias opções: livros especializados, palestras, cursos online e orientação pessoal de um coach. Paloma López garante que quando assumimos as rédeas de nossa vida, tudo flui, e conseguimos nos relacionar melhor com amigos, familiares e colegas de trabalho. E, assim, a vida fica mais leve. “O mundo é cheio de possibilidades e o extraordinário ainda está por vir, só depende de nós.”


Por Renata Moretto

Comments


bottom of page