top of page

O natural dentro de casa



Cordas, pedras, madeiras, palhas, bambus e muito material sustentável marcam a visita à 24ª edição da Campinas Decor. Desde a entrada até o fim do tour que passa pelos 43 ambientes internos e externos do antigo casarão é possível notar o uso de objetos e móveis criados por designers brasileiros, em sua maioria, que trazem esta atmosfera natural e soluções autorais para cada ambiente único.



E para trazer um contraponto, a tecnologia é outra grande tendência percebida nesta Campinas Decor 2019. Iluminações arrojadas e recursos multimídia de última geração dão este ar super moderno mesmo para os ambientes que carregam estas peças naturais.

Afinal, quem foi que disse que não dá pra ser sustentável e moderno? Está aí uma boa aposta para os casais com gostos diferentes. Esta solução pode atender aos dois.



O Urban Jungle, tão presente na Campinas Decor do ano passado e que mostramos tudo aqui, segue ainda mais forte neste ano. Tanto nas salas, cozinhas ou banheiros o uso das plantas fica cada vez mais evidente e traz este conceito da área externa para dentro da casa. Tornando tudo ainda mais agradável.



Ambientes integrados e otimização de espaços pequenos são soluções muito bem pensadas e que servem exatamente para a vida moderna, em que precisamos morar em locais de fácil localização e com conforto. Esta valorização dos espaços e aproveitamento de cada pequena área foi muito bem explorado nos ambientes com cerca de 50m², que representam apartamentos na mostra de arquitetura e design.




O casarão

A 24ª edição da Campinas Decor acontece até o dia 16 de junho num casarão construído no final do século 19, no bairro Cambuí. A construção fazia parte de uma chácara, na área rural da cidade, por volta de 1800 e teve como moradores membros de uma família que iniciou uma nova geração de beneméritos.

Tudo começou com o casal formado pelo Comendador Capitão Joaquim Soares de Carvalho e Dona Maria Felicíssima de Abreu Soares, que exercia grande influência na sociedade. Viúva desde 1860 e proprietária das terras na região, Maria Felicíssima doou, em 1869, um terreno para a construção da Santa Casa de Misericórdia, em atividade até os dias atuais e localizada bem próxima à mostra. O prédio já abrigou o Colégio Ateneu Campinense, entre 1977 e 1990.

As obras no casarão antigo para a realização desta edição da Campinas Decor começaram em outubro de 2018 e incluíram a recuperação de todo o imóvel, com reconstrução das redes hidráulica e elétrica e restauração do telhado, paredes, pisos e revestimentos. Todas essas restaurações promovidas por meio da mostra ficam como legado ao município, pelo fato de o casarão ser, hoje, um patrimônio público.


Por Ana Paula Leal

Posts recentes

Ver tudo
Receita Delícia de Natal

Que tal esta opção fácil e deliciosa para a a ceia de natal ou ano novo? Então anote a receita! Ingredientes: 1 barra de chocolate ao...

 
 
 

Comments


bottom of page