30 alimentos anti-stress
- Mulheres 30 Demais
- 17 de set. de 2018
- 5 min de leitura
Os médicos são unânimes em dizer que precisamos aliviar o stress para ter uma vida melhor. Quer ter uma boa noite de sono? Evite o stress. Melhor prevenção contra várias doenças? Evite o stress. Sucesso em relacionamentos? Evite o stress. Ah, se fosse fácil assim...
Infelizmente, o tal do stress faz parte do nosso cotidiano. Parece que o ritmo de vida faz com que estejamos mais tempo com os nervos à flor da pele do que em um estado de relaxamento. Então, minha gente, vamos fazer o possível para tirar a ansiedade da nossa vida. Para te ajudar, o Mulheres 30 Demais lista 30 alimentos anti-stress. Vamos inclui-los na nossa rotina? Não custa tentar!
1 – Abacate: rico em triptofano, que ajuda na produção da serotonina, o hormônio da felicidade. Também contém vitamina B e potássio, que são importantes para regular funções que evitam o stress. Apesar de ser calórico, o abacate é fonte de gorduras boas, por isso pode ser consumido mesmo por quem está de dieta.

2 – Abóbora: seja assada, como purê ou até em forma de doce, a abóbora combate a irritabilidade por ajudar na sintetização da serotonina.
3 – Alface: poucas pessoas conhecem esta propriedade da alface, mas ela é um calmante natural graças a duas substâncias presentes em suas folhas e talos. Então, vale o consumo como salada ou até como chá.
4 – Alho: quem nunca ouviu dizer que o alho é um santo remédio? E é mesmo. Entre suas propriedades está o combate ao stress. Ele ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico. Se a defesa do organismo está boa, ela consegue neutralizar os efeitos do stress.
5 – Aspargo: fonte de ácido fólico e de vitamina B. Ambos ajudam a acalmar. O aspargo é pouco consumido no Brasil, mas vale a pena experimentar. Dica: grelhado fica delicioso!
6 – Aveia: diminui a ansiedade e reduz a produção do hormônio do stress. A aveia ainda ajuda a controlar a concentração de açúcar no sangue. O ideal é consumir cerca de 3 colheres de sopa por dia, preferencialmente no café da manhã.
7 – Banana: ajuda a baixar a pressão sanguínea. Consequentemente, a ansiedade perde espaço no organismo.

8 – Castanhas: as oleaginosas são fontes de selênio, que ajuda no combate à depressão. Você pode escolher a castanha de sua preferência (amêndoas, nozes, castanha-do-pará, castanha-de-caju, pistache). O importante é incluí-las na alimentação.
9 – Cebola: mais do que um tempero popular, a cebola possui a quercitina, um calmante natural. Ela já era usada com esta finalidade no Antigo Egito.
10 – Cereais integrais: dão energia, melhoram a capacidade de concentração, de visão e deixam o corpo alerta. Arroz integral, pão e macarrão feitos com farinha integral são exemplos desses cereais.
11 – Chá de camomila: o mais famoso entre os chás com propriedades calmantes. O melhor é usar a flor de camomila, mas se só encontrar o chá em saquinho, tudo bem. O importante é tomar aquela xícara de chá reconfortante.
12 – Chocolate amargo: quem aí fica desesperada por chocolate na TPM? Calma, a ciência explica! O chocolate reduz a quantidade do hormônio do stress no organismo e ainda produz o mesmo hormônio que o corpo sintetiza quando estamos apaixonados. Quer razão melhor para ele ser quase uma unanimidade? Mas dê preferência ao chocolate amargo ou meio amargo, eles têm menos açúcar.

13 – Coco: o coco ajuda a diminuir o cansaço e a fadiga muscular. Suas gorduras reduzem também a ansiedade.
14 – Cúrcuma: também conhecida como açafrão da terra, a cúrcuma ajuda a aliviar o stress, principalmente se consumida junto com pimenta do reino. A dica é usar as duas especiarias para temperar os alimentos. Uma boa proporção é 1 colher de sopa de cúrcuma para 1/3 de colher sopa de pimenta do reino.
15 – Erva-cidreira: também conhecida como capim limão. Tem propriedades calmantes e antidepressivas. Ótima aliada também para quem sofre de insônia.
16 – Frutas vermelhas (mirtilo, cereja, framboesa): além de serem lindas, essas frutinhas ainda melhoram nossa saúde mental. Se o cérebro está feliz, o organismo também está!
17 – Iogurte: tem uma substância que está ligada à serotonina. Também ajuda na produção de energia para nossas células. Mas vale lembrar que é bom consumir o iogurte sem adição de açúcar, ele é mais saudável.
18 – Jabuticaba: fonte de vitaminas B e C, fósforo e ferro. Ela combate os radicais livres e, portanto, é aliada contra o stress.
19 – Laranja: famosa por ajudar a prevenir gripe e resfriado, a laranja também atua no combate à ansiedade. Então, invista no consumo. Pode ser também por meio do suco, mas comer a fruta in natura é sempre melhor.
20 – Leite: ajuda na produção de serotonina. Também é ótimo para regular o sono. Aquele costume da vovó de tomar um copo de leite morno antes de dormir está mais atual do que nunca!
21 – Lentilha: fonte de vitamina B6, a lentilha ajuda na produção de serotonina e dopamina, responsáveis por aumentar nosso nível de humor.
22 – Maçã: rica em potássio, vitamina B, fósforo e actidina. Juntas, essas substâncias evitam a fadiga muscular e o stress.

23 – Maracujá: rei dos calmantes! Mas sabia que as propriedades que relaxam o sistema nervoso estão nas folhas do maracujá? O chá feito a partir delas pode ser muito eficaz contra o stress.
24 – Melancia: essa furta tão refrescante tem propriedades que melhoram a imunidade e a produção de energia. Por ser fonte de vitamina B6, ainda é ótima para quem sofre de crise de ansiedade.
25 – Ostras: são ricas em vitaminas do complexo B, que podem ajudar a aliviar o stress quase instantaneamente. As ostras podem ser consumidas cruas, grelhadas ou em forma de sopa.
26 – Peixe: peixes e frutos do mar são ricos em zinco e selênio. Eles ajudam a diminuir a agitação do cérebro e, consequentemente, o stress.
27 – Queijo fresco: ajuda a acalmar o sistema nervoso. Também tem um ácido que dá uma força para o organismo combater o stress. Além disso, o teor de gordura deste queijo é baixo.
28 – Tofu: as propriedades do queijo feito a base de soja ajudam no combate à depressão e à irritação. Também é eficaz no controle da diabetes.
29 – Vegetais verde escuros: eles são fontes ricas de ácido fólico e potássio, além de vitaminas do complexo B. Juntos, esses nutrientes ajudam no funcionamento do sistema nervoso e previnem a depressão. Brócolis, espinafre, couve, rúcula e agrião são exemplos desses vegetais.
30 – Vinho: apesar de não ser propriamente um alimento, o vinho entra na lista de substâncias que ajudam a aliviar o stress. Uma pesquisa de 2015 mostra que ele é rico em resveratrol, que ajuda a combater a exaustão dos nervos. Mas vá com calma! Por ser uma bebida alcoólica, o vinho deve ser consumido com moderação. O recomendado pelos médicos é beber, no máximo, uma taça por dia.
por Renata Moretto
Comments