top of page

30 verdades depois do 'trintei'


Se você está por aqui já deve ter feito, algum dia, um post bacanérrimo nas redes sociais utilizando a "#trintei" ou comemorado os seus "15 anos, 15 anos depois". (rs!) Mas, brincadeiras à parte, a verdade é que, seguindo na onda dos clichês, depois dos 30 a gente passa mesmo a viver um novo ciclo, ver a vida com novos olhos, a chavinha vira e é aí que descobrimos algumas verdades que até então não imaginávamos.

Esta listinha é baseada no que a Re e eu vivemos e compartilhamos por aqui e nos posts semanais da nossa série "Ter trinta é...", que divulgamos nas redes sociais do @mulheres30demais, como também nas experiências dos especialistas que sempre entrevistamos e fazemos uma boa troca por meio do nosso canal no YouTube. Caso você não se identifique com algumas dessas verdades ou simplesmente pense que faria diferente, que bom! Isto é sinal de que ser Mulher 30 Demais é também ser diferente!


1. Você não está velha

De uma maneira bem genérica, antes dos 30 as mulheres sentem medo de que a idade a deixará velha e ultrapassada, mas esta verdade está no topo da lista justamente porque isto é uma grande mentira. Há quem diga que os 30 são os novos 20. E que delícia é poder viver com o frescor dos 20 e maturidade dos 40!

2. Menos opinião alheia

Antes dos 30 super valorizamos a opinião das amigas e, em alguns momentos, até fazemos certas coisas, mesmo sem gostar tanto, só para fazer parte do grupinho. Mas a verdade é que, com a nova idade, essas opiniões alheias passam a valer bem menos e você fica preocupada em fazer apenas o que gosta ou te faz bem.


3. Seguir o próprio estilo

É muito bom quando a gente entende que a beleza está muito mais ligada à personalidade do que à aparência e pode refletir isso na maneira com que se veste, seguindo aquela motivação que vem de dentro. Se der vontade de esbanjar ousadia num belo salto alto, a gente se joga! Mas se o que queremos passar é realmente um estilo de tranquilidade, aquele tênis mega confortável pode ser a melhor pedida. E tudo bem!


4. Fazer mudanças no cabelo

Quem aí não teve aquela coceirinha de mudar radicalmente o corte, trocar a cor da tinta ou simplesmente deixar os brancos serem felizes para ver como é que fica cada uma dessas versões? E que bom é poder colocar o item 2 em ação e simplesmente viver bem consigo diante do reflexo que vê no espelho.


5. Ser multifuncional

Afinal a gente se divide em trabalho, tarefas domésticas, cuidados com filhos (para quem já chegou nesta fase), cuidar do corpo e da mente. Ih! A listinha é grande, né?

E para isso, contar com a tecnologia dos dias de hoje faz toda a diferença. Penso que se as nossas mães já davam conta sem ao menos ter um smartphone, imagine a gente que pode usufruir dessas mordomias tecnológicas.


6. Só querer voltar pra casa

E esticar a coluna. Aquela vontade que bate no meio ou fim do expediente de trabalho, depois de um congestionamento no trânsito ou daquela festa badalada. Aliás, neste caso, descer do salto também entra neste quesito.


7. Gostar de programas mais intimistas

Tá bom que acabei de falar da festa badalada no item anterior, mas na verdade este tipo de festa passa a fazer cada vez menos parte dos nossos finais de semana depois dos 30. A não ser um casamento, festa de aniversário ou formatura. O que passa a valer mesmo é aquela reuniãozinha em casa, com comida gostosa e preparada com tranquilidade por você mesma. Aliás, para estes casos, a gente tem muitas receitas práticas e perfeitas no nosso canal, como este 'risoto napolitano'.


8. Se reinventar profissionalmente

E poder mudar aqueles sonhos de menina! Que alívio é poder saber que você pode desistir da profissão que escolheu desde a infância, mudar da área em que fez faculdade e simplesmente empreender em algo que te fará ainda mais feliz ou te permitirá ter mais tempo para você e sua família. Isso a gente dificilmente faria na casa dos 20, mas depois dos 30 a segurança para fazer essas mudanças é grande e você descobre que se reinventar pode ir muito além da profissão.


9. Amar ficar sozinha

Todas nós precisamos de uma pausa em algum momento para olhar e cuidar si. Conectar-se a si mesma é essencial para carregar as baterias, rever os caminhos e mudá-los se achar mais conveniente.


10. Ser dona do próprio nariz

Tá bom que nem todas nós chegamos aos 30 totalmente resolvidas profissionalmente, numa relação estável e com grana extra para sair viajando por aí, mas cá entre nós que poder fazer o que bem entender e em qualquer momento do dia é super libertador, né? Isso é trintar!


11. Tomar decisões com mais tranquilidade

E ponderar mais as atitudes, as consequências, pensando de maneira mais responsável, diferentemente das ações que tomamos aos 18, em que pensávamos que éramos super maduras... rs!


12. Apreciar as coisas simples

Aqui eu preciso abrir o coração e dizer o quanto eu simplesmente A-M-O chegar em casa no fim do expediente, tomar aquele banho, colocar um pijaminha confortável, correr pra sala e ficar lá de bobeira assistindo TV, batendo papo com o marido e fazendo carinho no Fred (meu yorkshire). Olhar para o céu nos percursos que faço de casa para o trabalho e vice-versa (e depois postar nos stories da vida) também é algo que aprendi a apreciar. Olhe mais para o céu e surpreenda-se com as belas pinturas, é de graça!


13. Colecionar boas histórias

E ainda ter muito tempo para escrever outras, afinal, você só tem pouco mais de 30 anos. Há muito o que viver!


14. Entender que esta pode ser sua melhor versão

O diálogo pode mudar completamente depois que entrarmos na casa dos "enta", mas por enquanto posso falar por mim e pela Re que depois que nós trintamos (isso já faz 5 anos para mim e 3 para ela) encontramos uma Renata e uma Ana Paula ainda mais interessantes.


15. Respeitar o seu corpo

Está aí uma coisa que precisamos aprender de uma vez por todas: nosso metabolismo não é mais o mesmo. Então nós precisamos respeitar o corpitcho e ajudá-lo a fazer o trabalho com mais eficiência. Uma reeducação alimentar, a prática de alguma atividade que lhe dê prazer ou diminuir o ritmo de trabalho podem ser mudanças fáceis de se fazer e que já vão te ajudar a ficar melhor consigo mesma e te dar saúde.


16. Valorizar mais seu dinheiro

Ter um poder aquisitivo melhor nos proporciona, sem dúvidas, melhores condições de vida. Mas cuidado para não sair gastando tudo por aí. Fazer um pé de meia é muito importante nesta faixa etária e vai te ajudar a ter dias ainda mais tranquilos dos 30 em diante.


17. Aceitar os defeitos

Conhecer os pontos fracos faz parte desta maturidade que os 30 traz. Faça uma listinha de quais são eles, mas não para valorizá-los e, sim, para aprender a conviver com eles, disfarçá-los quando necessário, se amar como é e partir para o item seguinte.


18. Valorizar as qualidades

Aqui, sim, você deve dar ênfase. Todas nós temos pontos negativos e positivos e é sempre bom lembrar que as celebridades que seguimos no Instagram não têm esta vida perfeita, não. Então pare de se iludir com perfeições e aprenda a valorizar o que tem de melhor, respeitando o que não gosta tanto e super destacando suas qualidades. Para dar aquela forcinha, que tal umas dicas de moda e estilo para se amar? Só clicar aqui!


19. Ter amigos de todas as idades

Levanta a mão aqui quem consegue bater um bom papo com um idoso, que tem boas histórias para contar, dar boas risadas com o sobrinho ou filho da amiga que é adolescente e cheio de manias ou passar horas com um amigo do sexo oposto num happy hour falando do trabalho? É disso que estamos falando, aos 30 tudo fica mais leve, até as amizades. Abra-se para estas possibilidades!


20. Ter liberdade para dizer não

Ao rolê, às amizades duvidosas, à dieta em pleno final de semana. Seja feliz, minha amiga! Diga não ao que não te faz bem ou não esteja com muita vontade de fazer.


21. Ter maturidade para recomeçar

Um novo relacionamento, a vida numa nova cidade, um novo curso de línguas... vai lá, se joga!


22. Poder fazer um detox

Aqui o detox não é só na alimentação ou numa boa massagem no corpo e que faz aquele bem também na alma. Também refiro ao detox das amizades tóxicas, aquelas que a gente aguentou por anos, mas, na boa, não recebeu nada de produtivo em troca. Então, bora se livrar daquilo que não faz bem, mesmo que sejam algumas pessoas e não coisas.


23. Ser imprevisível

Se der na telha (típica gíria de quem já passou dos 30... hahaha), pega o carro e desce para a praia só pra ouvir o barulho do mar e sentir aquela brisa que renova a alma. Já disse que mudar faz bem? Pela milésima vez: MUDE e saia da rotina!


24. Ter muita atitude

É muito bom ousar ser você mesma depois dos 30 e se surpreender com o resultado. Isso pode incluir usar um tipo de roupa que nunca se permitiu antes, como adicionar aquele animal print ao look. Tem dicas sobre ele aqui!


25. Valorizar as verdadeiras amizades

Afinal, nesta idade, a gente já entendeu que as grandes amizades cabem nos dedos de uma mão. E como é gostoso poder dizer que tem uma amiga há mais de 20 anos, não? Só quem chega e passa dos 30 pode experimentar essa sensação.


26. Valorizar as pausas

Aqueles cinco minutinhos sagrados no meio do dia para tomar um cafezinho, bater um papo descontraído com o colega de trabalho na copa da empresa e dar aquela checada nas mensagens do celular e no que tem de novo nos feeds por aí. Delícia, né? Faz um bem e dá o ânimo que falta para retomar as atividades e cumprir o expediente.


27. Se permitir um desequilíbrio

Pode parecer muito lindo esse tal de 30, com tanta maturidade e equilíbrio, mas a verdade é que nem todos os dias são assim. Então, além de tirar um tempinho de qualidade para você, como no item 9, também vale aqui quebrar com gosto a dieta e se permitir comer uma tigela de brigadeiro, principalmente se estiver na TPM. A vida tem mais graça quando a gente se permite uns altos e baixos.


28. Sentir-se mais bonita

Com tantas mudanças propostas anteriormente no estilo de roupa e cabelo, permitindo-se mais, é inevitável se sentir mais bonita!


29. Amar com maturidade

Neste quesito, Mulher 30 Demais, você está bem mais seletiva e confiante, já entendeu que o amor não é aquilo que você troca a todo momento, aliás, você nem quer mais isso. O amor é um processo e, aqui, você tem maturidade emocional para avaliar quando um relacionamento é raso, passageiro e, assim, respeitará mais seus sentimentos, seu coração.


30. Fazer a viagem dos sonhos

E já que você chegou até aqui, bora fazer aquela viagem que você sonha há anos? Com certeza, com esta idade, você vai saber apreciar muito mais as paisagens e a culinária deste mundão.


Por Ana Paula Leal

Opmerkingen


bottom of page