30 praias do litoral sudeste para curtir o feriado
- Mulheres 30 Demais
- 26 de mar. de 2018
- 10 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2018

Feriado chegando e aí vem aquela vontade de correr pra praia e aproveitar que os dias ainda estão bem propícios para um banho de mar. Mas é justamente neste momento que bate aquela dúvida sobre qual praia escolher. Afinal, somente no litoral sudeste são centenas de opções, que vão das mais badaladas às de águas tranquilas e boas para aproveitar em família ou mesmo para somente dar aquela renovada na energia e continuar a vida nos centros urbanos.
Para facilitar a sua escolha, compartilhamos um pouco das nossas experiências em praias do sudeste e que podem ser boas opções para você já fazer as malas e descer a serra, partindo da capital paulista.
1. Riviera de São Lourenço
Localizada em Bertioga/SP é uma das primeiras opções de praia do litoral norte paulista para quem não quer ir muito longe. Ela é composta de diversos condomínios de apartamentos, com restaurantes e shopping. Uma praia bem eclética, com mar um pouco mais agitado, com ondas, tornando-se uma boa opção para rolar aquela paquera na areia ou levar os filhos para brincar.
2. Maresias
Seguindo pelo litoral norte de São Paulo, a próxima parada pode ser Maresias, que faz parte do município de São Sebastião/SP. Esta sim é uma praia bem badalada e que conta não só com barzinhos mais descolados em sua orla para aproveitar o dia, como opções de baladas à noite. O mar já é bem mais agitado, o que se torna um prato cheio para quem quer surfar ou pular ondas. Não recomendamos levar as crianças neste caso. Uma das pousadas pode ser uma boa opção de hospedagem.

3. Calhetas
Esta praia é bem paradisíaca e escondida, ficando um pouco à frente de Maresias. Só dá para encontrar por uma placa bem pouco significativa na estrada e que indica o local. Ela é uma praia pública, apesar de ficar dentro de um condomínio fechado e, por isso, não tem muita opção de estacionamento para carros, que precisam ficar, muitas vezes, em um espaço pequeno logo à frente da entrada do condomínio. Mesmo assim, vale o passeio, pois após descer um trecho a pé por dentro do condomínio você chegará em uma praia belíssima, composta por muitas pedras, o que, sem dúvidas, te proporcionará belas fotos.
4. Toque-Toque Grande
Ainda seguindo pelo litoral norte paulista e no município de São Sebastião, a praia de Toque-Toque Grande se destaca pela imponente paisagem. Ela é relativamente curta em termos de extensão de areia, mas conta com a paisagem da ilha de mesmo nome que valoriza o ambiente. Não conta com serviço de barracas e restaurantes, pois é toda composta por casas de propriedades particulares.
5. Toque-Toque Pequeno
Apesar do nome fazê-la parecer menor que a de Toque-Toque Grande, por ironia, tem uma extensão maior que a anterior. Ambas são divididas pela praia de Calhetas. Lá também não há serviços de bares e restaurantes e é possível avistar sua bela ilha no meio do mar. Assim como a anterior, o mar parece calmo, com poucas ondas, mas recomendamos nunca dar as costas para essas ondas, que podem se formar a qualquer momento e te dar um belo caldo, pois são muito fortes.
6. Tabatinga
Seguindo nossa rota, logo estaremos em Caraguatatuba/SP, que conta com 40 quilômetros de orla, divididos em 16 praias. E dentre elas elegemos a Praia de Tabatinga, pois é uma das que já visitamos e gostamos por suas águas calmas e deliciosas para ficar dentro do mar batendo um papo gostoso. Têm serviço de praia, com quiosques, mas cujos precinhos dos produtos não são tão pequenos assim. É uma praia movimentada pelo trânsito marítimo, com entrada de saída de lanchas.
7. Martim de Sá
Ainda em Caraguá, como a gente gosta de chamar, a Praia Martim de Sá atrai turistas em seus 1,5km de extensão. Ela tem estrutura de quiosques em sua areia fofa e também conta com variado comércio, pois é bastante urbanizada. Já o mar é agitado na parte sul, mais voltada para surfistas, e um pouco mais calmo na área norte, próxima ao rio Guaxinduva. Já à noite, é o point da galera jovem, com várias opções para se divertir.
8. Maranduba
A cidade vizinha à Caraguatatuba, cujas praias até se confundem a que município pertencem, é Ubatuba/SP. E uma dessas praias é a de Maranduba, ótima opção para curtir o feriado em família, pois as águas são muito calminhas, ideal para levar crianças. Já a areia não é tão tranquila assim, pois os vários quiosques e opções de serviços de praia ocupam boa parte da orla, além de ficar bem completa por turistas. Conta com vários passeios de escuna e banana boat, além de um toboágua montado dentro do mar. O local conta com pousadas e muitas casas particulares para alugar.

9. Lázaro
Seguindo esta linha de águas tranquilas, uma praia bem conhecida e visitada é a do Lázaro, também em Ubatuba/SP. Ela tem uma paisagem linda, com conjunto de pedras em suas extremidades, ideias para tirar fotos ou sentar e relaxar, sentindo aquele cheirinho de mar.
10. Domingas Dias
Coladinha na Praia do Lázaro está a Domingas Dias. Uma praia de pequena extensão, mas do tipo que enche nossos olhos, refresca o corpo e aquece o coração. É possível chegar até ela por um corredor de pedras bem na lateral e uma das saídas do Lázaro. Ao chegar, já dá uma vontade grande de entrar no mar, bem mais agitado que nem parece vizinha do Lázaro, ou de caminhar pelas pedras.

11. Sununga
Esta é a outra praia vizinha do Lázaro. Mas nesta aqui o mar não dá banho não, pois as ondas são fortíssimas e perigosas, apesar de ser muito belo de se apreciar.
A grande atração é a gruta que chora. Isso mesmo, uma gruta no meio das pedras e que chora sobre nós uma água geladinha e doce. Ideal pra deixar um pouco de lado aquele sal todo do mar e apreciar as ondas fortes da praia sentada na sombra que a gruta forma.
12. Prumirim
Ainda em Ubatuba, você pode encontrar a belíssima praia do Prumirim. O acesso é pela Rodovia Rio-Santos. Por ali, também fica a Cachoeira do Prumirim, um dos locais mais bonitos de Ubatuba. Na praia existem quiosques, pousadas e também escunas que fazem passeios até a Ilha do Prumirim. Lá é possível fazer mergulho e, se você tiver sorte, pode avistar golfinhos. Vale a pena a visita.
13. Praia do Bonete
Para quem pretende pegar a balsa em São Sebastião e ir rumo à Ilhabela, que é formada não apenas por uma, mas por um conjunto de 14 ilhas e ilhotes, poderá encontrar uma variedade de praias, como a Praia do Bonete. Ela fica a 35km do centro da ilha e o principal acesso é feito por meio de barco. Há a possibilidade de se chegar lá também por uma trilha de 12 km, mas que pode levar cerca 5 horas. Claro que indo de barco ou a pé, a vista ao se chegar neste paraíso compensa todo esforço, pois a praia ainda é praticamente intocada, com muita beleza natural.
14. Praia de Castelhanos
Seguindo a linha de praias mais preservadas e pouco visitadas, a de Castelhanos é, sem dúvida, um ótimo destino. Com um mar bem agitado e areias clarinhas, ela atrai os mais aventureiros e para se chegar também é necessário ir de barco. De carro o trajeto é muito arriscado. De lá também dá para se chegar à Cachoeira do Gato, com 80 metros de altura. Sem dúvida, vale o passeio!
15. Ilha das Cabras
Já para quem curte nadar com peixinhos e até mesmo tartarugas, um bom destino é a Ilha das Cabras. Ela fica em frente à Praia das Pedras Miúdas, próxima ao centro de Ilhabela, a 2 quilômetros da balsa.
16. Praia do Perequê
Agora se a ideia é curtir uma agitação na areia, a Praia do Perequê pode ser a grande pedida, pois conta com comércio, ciclovia e fica na região central de Ilhabela. Uma boa dica de hospedagem são os bairros próximos, como Vila e Barra Velha, por contarem com boa infraestrutura para receber turistas.

17. Praia do Curral
Ilhabela também reserva boas praias para se curtir em família, como a do Curral, pois as águas são transparentes e calminhas, ideal para as crianças brincarem no mar. Há muitas árvores onde se pode passar o dia curtindo uma sombra e também contar com todo serviço de restaurantes e quiosques.
18. Enseada
Saindo do norte e seguindo para o litoral sul paulista, uma das grandes estrelas é a Praia da Enseada, no Guarujá/SP. Esta praia de areia fina e branca tem boa estrutura para receber os turistas que querem pegar um bronze e curtir um mar cheio de ondas. É composta por quiosques que dão toda estrutura aos praieiros.
19. Pernambuco
Apesar de um nome totalmente sugestivo para corrermos para o nordeste brasileiro, a Praia do Pernambuco também fica no Guarujá/SP. Ela leva fama de uma das praias mais belas deste município e não é pra menos, pois a paisagem convida a um tempo de descanso em família, podendo praticar alguns esportes como caiaque, surf ou bodyboard. Ela é uma das queridinhas de artistas que possuem casas luxuosas lá. Por isso os preços são altos.
20. Mangaratiba
Seguindo viagem, saímos de São Paulo e chegamos ao estado do Rio de Janeiro, mais precisamente ao município de Mangaratiba. Por conta das belas praias, a cidade é muito procurada por celebridades e, por isso mesmo, o preço de hotéis e restaurantes é um pouco salgado. Mas as praias compensam! A maioria delas tem água morna e calma e é possível encontrar barracas e quiosques. A praia de Muriqui é a mais badalada. Ela costuma ficar repleta de turistas o ano inteiro.

21. Paraty
Seguindo a rota pelo litoral norte paulista rumo à Ubatuba, logo em seguida chegaremos em Paraty, também no estado do Rio de Janeiro. A cidade é cheia de charme e mesmo quem não curte muito um banho de mar deve ir até lá, pois o clima, as fotos e a hospitalidade já valem o passeio. O centro concentra as pousadas e conta com ruas de pedra e casas antigas e preservadas, mas as praias não são próprias para banho, servindo mais para os barcos ficarem ancorados. Por isso é bom fazer amizade com os donos de barco e seguir mar adentro.
22. Ilha do Pelado
Saindo de barco de Paraty com destino à Ilha do Pelado vocês irão se surpreender, pois o mar é calmo, transparente e de um azul que enche os olhos. É uma ilha pouco frequentada, mais por moradores, e dá para levar seu lanchinho e ficar na parte mais tranquila ainda ou aproveitar a estrutura de quiosque.
23. Trindade
Indo a Paraty você não pode deixar de dar um pulinho em Trindade, uma vila relativamente próxima do centro de Paraty, 25km, e que conta com quatro praias belíssimas. Apesar de bem pequena, a vila conta com algumas pousadas ou campings, bares e restaurantes.
24. Angra dos Reis
No estado do Rio ainda há muitas tantas praias para conhecer e se encantar, mas optamos em dar um panorama geral das mais visitadas, como Angra dos Reis, que conta com 365 ilhas. Dizem que é para você visitar uma a cada dia do ano. Delícia, hein? A melhor maneira de conhecer os pontos turísticos é fazendo passeios de barco e que são oferecidos pelas agências de turismo da região, entre eles Lagoa Azul, Ilha de Cataguases, Ilha Botinas, Ilha da Gipóia, Ilha da Piedade. Em Angra a maneira mais acessível de se hospedar é nas diversas pousadas.

25. Arraial do Cabo
Uma das mais belas características do litoral do Brasil se concentra em Arraial do Cabo. Descer aquelas escadas e avistar aquele mar não tem como descrever, pois lá a areia é branca e o mar de água cristalina, porém muito gelado, por isso o ideal é ir no verão. O município fica na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro e há opções de pousadas para se hospedar. Também recebe muitas visitas de um dia de turistas que estão em Búzios e Cabo Frio. As principais praias são do Pontal do Atalaia e a Praia Grande.
26. Armação dos Búzios
Ou somente Búzios, como todo mundo gosta de chamar, também está na Região dos Lagos e faz divisa com Cabo Frio. Um dos destinos mais procurados no estado do Rio por celebridades, reflete este luxo todo nos preços da hospedagem e alimentação. Mas já que o assunto é praia, vamos destacar quatro das mais de 20: a Praia de Geribá é mais procurada por surfistas, enquanto a da Ferradura é a queridinha daqueles que gostam de mergulhar com snorkel. A Praia dos Ossos é muito luxuosa, tanto que conta com cafés à beira-mar, já a de Ilhabela é mais rústica. Todas valem o passeio, cada uma com suas peculiaridades.
27. Cabo Frio
Pra fechar a Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, Cabo Frio é um dos atrativos dos turistas por oferecer boas opções de hospedagens e restaurantes, com opções de praias mais badaladas àquelas mais tranquilas para estar com a família e levar as crianças. A Praia do Forte é das mais visitadas, pois tem calçadão, quiosques e restaurantes, além de contar com boas ondas, o que atrai ainda mais surfistas. Uma boa oportunidade para paquerar também.
28. Guarapari
Andando mais alguns quilômetros, cruzamos a fronteira do Espírito Santo. Ali fica a famosa praia de Guarapari. Conhecida antigamente como local calmo e pouco explorado, hoje Guarapari caiu no gosto dos turistas. Junto com eles, chegaram hotéis, pousadas e restaurantes. A cidade conta com infraestrutura para receber famílias, casais ou solteiros que querem conhecer gente nova. Em quase todos os restaurantes você pode apreciar a famosa moqueca capixaba preparada em panela de barro. A água do mar é azul e quentinha, ideal para este início de outono.
29. Praia do Bosque
Seguindo pelo litoral norte do estado do Espírito Santo, com lugares mais tranquilos e com a natureza preservada, a Praia do Bosque, que fica no município de São Mateus, oferece muita sombra das árvores para estacionar os carros e só curtir o dia de mar. A praia é extensa e conta com alguns quiosques, mas também é possível fazer churrascos nas churrasqueiras de alvenaria instaladas lá.
30. Vitória
Perto de Guarapari, a cerca de 60 km, fica a capital do estado do Espírito Santo, Vitória. A Praia do Canto é a mais famosa e concentra a maior parte de bares e restaurantes. A vida noturna por lá também é bem intensa. Não deixe de visitar a Praça dos Namorados, ali mesmo na Praia do Canto. A famosa feirinha de artesanato faz a alegria dos turistas.

Esta é a nossa listinha e que queremos dividir com vocês, mas com certeza vocês também conhecem ou frequentam algumas das muitas praias do litoral sudeste do país. Se elas não apareceram na nossa relação, então conta para gente quais são, pois adoraríamos visitá-las também.
Ah, e se for viajar de carro, não esqueçam de fazer a revisão do veículo para aguentar a descida e subida das serras, bem como consultar o site das concessionárias que administram as rodovias que dão acesso às praias para conferirem os melhores horários para se chegar até elas e evitar congestionamentos.
Por Ana Paula Leal e Renata Moretto
Comentários