top of page

Dicas para economizar



Ah, que saudade quando minha maior preocupação era tirar nota boa na escola! Se você nunca falou esta frase, ela já deve, pelo menos, ter passado pela sua mente. Descobrimos que finalmente nos tornamos adultos quando passamos a contar os dias para que o salário chegue e nos preocupamos com a data de vencimento das contas de luz, celular, cartão de crédito e por aí vai. É, minha amiga, a sensação de que o salário é mais curto que o mês tira o sono, não é mesmo?


De acordo com uma pesquisa da Serasa, 30 milhões de brasileiros estão endividados. Mas algumas mudanças simples na rotina podem ajudar bastante na sua saúde financeira. São pequenos hábitos que podem fazer com que você saia do vermelho e, melhor, comece a poupar.


Faça uma planilha

Coloque em uma planilha toda a movimentação financeira do mês. Em uma coluna, entram os seus ganhos. Na outra, todos os gastos. Mas todos mesmo! Desde contas fixas até o café que você toma depois do almoço. Depois de uns três meses fazendo esse controle, você vai conseguir visualizar se está com muitos gastos supérfluos e onde é possível cortar despesas.


Pague em dinheiro

Os cartões de débito e crédito facilitaram a vida, mas também fizeram com que a gente gastasse mais sem perceber. Uma boa forma de limitar seus gastos é sacar o dinheiro no banco e pagar o máximo de contas possível em espécie. Você consegue ver, literalmente, quanto dinheiro está saindo da sua mão.


Tenha apenas um cartão de crédito

Cartões de crédito são os vilões do orçamento doméstico. Os juros deles são altíssimos e podem te levar a uma situação muito complicada. Se perceber que está usando demais os cartões e começou a pagar apenas o mínimo tome uma atitude imediatamente! Quebre os cartões para não cair na tentação de usá-los. Fique apenas com um e com um limite baixo. Pagar o rotativo do cartão é deixar o dinheiro escorrer pelo ralo.


Faça lista de compras

Pessoas sem lista são presas fáceis para os supermercados. Aquelas tantas ofertas podem desviar seu foco do que realmente precisa. Por isso, a melhor tática para gastar apenas o necessário no mercado é sair de casa com uma lista. E nunca, jamais, em hipótese nenhuma, vá ao mercado com fome! Você vai ter vontade de levar tudo e mais um pouco e, depois, vai se arrepender.


Leve marmita

Cozinhar em casa é muito mais barato do que se alimentar em restaurante. No início, você pode ter dificuldade para planejar as refeições da semana, mas, com o tempo, esse hábito entra na rotina da casa. Você pode eleger um dia da semana para cozinhar as marmitas da semana. No fim do mês, o bolso agradece. Ah, e não caia na pegadinha de achar que a conta do supermercado aumentou e, por isso, não vale a pena cozinhar. Olhe na sua planilha e faça a comparação. Você vai ver que está economizando.


Cuidado com promoções

Promoções e ofertas que chegam por e-mail, redes sociais, WhatsApp são pegadinhas contra seu orçamento. Você não precisa comprar algo só porque ele está com um bom preço. Antes de ir às compras tenha certeza que você precisa daquele produto. E pesquise em mais de uma loja antes de finalizar a compra.


Poupe

Depois de conseguir colocar suas contas em dia, é hora de poupar! Pesquise formas de fazer seu dinheiro render. Existem opções mais rentáveis do que a poupança, mesmo para pequenos poupadores. O Tesouro Direto, por exemplo, é seguro e garante um bom retorno. Além disso, o investimento pode ser baixo. O bom é consultar um especialista. Pode ser o seu gerente do banco ou, melhor ainda, agências especializadas em investimentos. Elas podem te indicar opções de baixo risco que vão garantir um dinheirinho extra no fim do mês.


Por Renata Moretto

Comments


bottom of page