Empreender e se reinventar profissionalmente
- Mulheres 30 Demais
- 5 de mar. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de mar. de 2018

Uma das certezas ou metas que colocamos durante a escolha de uma profissão para seguir ao longo da vida e do período de faculdade e especialização, para estar apta a desenvolver com maestria esta profissão, é que depois de todo esse processo, do primeiro emprego e das experiências que tivemos, aos 30 estaremos com uma carreira bem mais estabilizada, com um bom currículo e muita bagagem, reconhecimento de mercado e buscando aquela promoção para algo ainda maior.
Mas a realidade do Brasil atualmente nos leva a refletir sobre a quantidade de pessoas que perderam seus empregos, cargos de confiança e tiveram que começar de novo, não importando a idade e o estilo de vida que tinham, com ou sem família para sustentar, simplesmente pelo fato da crise econômica e política ter atingido o país e essas pessoas serem vítimas dessa situação. Também há aquelas que fizeram escolhas baseadas em outras circunstâncias e decidiram recomeçar. Este é o meu caso! Em poucas palavras, sou jornalista, formada em 2006, tive diversas experiências dentro da profissão, de repórter a editora chefe de um jornal impresso, assessora de imprensa de clínica de Fisioterapia e uma boa vivência dentro da área de Marketing, principalmente o digital.
Eu decidi recomeçar depois de estar numa empresa em que amava o meu trabalho, fazia não só o gerenciamento das redes sociais e toda parte de conteúdo delas, como também a apresentação de programas e entrevistas ao vivo, via canal do Youtube, que sempre foi uma das minhas paixões e objetivos na carreira jornalística. No entanto, sofrer diversos assédios ali dentro me fizeram tomar uma difícil atitude, deixar o que eu gostava tanto de fazer para ter saúde emocional. E hoje me vejo começando de novo e tendo que me reinventar profissionalmente. Além de jornalista, como uma apaixonada por casamentos e festas, sou também assessora de eventos.

Começar de novo, aos 33 anos, confesso que não é fácil e deixo logo essa mensagem aqui para você que identifica sua vida profissional com a minha, mas a boa notícia é que não há idade para empreender, ir à luta e recriar algo muito prazeroso para se trabalhar. No meu caso, poder tocar minha empresa de assessoria e organização de eventos com mais afinco e não mais como um hobby e também poder sentar aqui e compartilhar as minhas experiências para que você aí possa se desafiar a recomeçar também. Este blog, sem dúvida, era um sonho antigo, que eu simplesmente deixava de lado, mas que agora me permito viver em parceria com a Rê.
Estou na fase do empreendedorismo, que é uma das palavras deste século e estou levando a sério cada um de seus significados, cujo dicionário descreve como “o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes (...) e está muito relacionado com a questão de inovação, na qual há determinado objetivo de se criar algo dentro de um setor ou produzir algo novo.”
Outra boa notícia para você que está buscando novos caminhos é que não necessariamente precisará sair da sua profissão e começar tudo de novo. Muito pelo contrário, você deve usar toda essa bagagem e experiências adquiridas para não ter que começar algo tão do zero assim. Eu, por exemplo, estou investindo na área de eventos, que já tenho experiência e nome, e também escrevendo para o blog, que é algo tão fascinante da vida de um jornalista: criar textos e comunicar-se com o outro. E para te dar aquele incentivo a ir comigo nesta nova caminhada, o Mulheres 30 Demais inicia alguns passos para que consiga começar a empreender hoje mesmo.
Planejamento é tudo!
Antes de embarcar em qualquer aventura e sair fazendo brigadeiros sem nunca ter pisado numa cozinha, é muito importante fazer algo que vá te dar prazer de verdade. Para isso, pense com o coração também e faça um bom planejamento do negócio que pretende iniciar. Estude o mercado, veja como anda a concorrência, converse com potenciais clientes, fornecedores, distribuidores e estabeleça parceiros e amigos que já tenham certa experiência neste ramo e que possam te ajudar.

Comece agora mesmo seu planejamento e os próximos passos nós te daremos no post seguinte, na semana que vem. Já anota na agenda, pois a gente te espera para irmos juntas nesta caminhada!
por Ana Paula Leal
Comments