top of page

Moda na gravidez: muito além de leggings e camisetas

Existem muitos momentos especiais e marcantes na vida de uma mulher: o primeiro amor, o primeiro namorado, a conquista do trabalho dos sonhos, a compra do primeiro imóvel... Nesta lista de eventos bons e únicos, a maternidade é uma delas e tem um lugar de grande destaque na nossa vida. Para muitas, a tão desejada maternidade! Para outras, um período de adaptação para uma nova vida que está chegando.


Seja qual for a situação, a maternidade traz muitas mudanças (eternas eu diria 😊!). Mudanças na mente, no olhar para a vida e no corpo. Esse último, não menos importante, pode alterar muito a nossa autoestima e fazer-nos perder um período tão lindo e marcante na nossa história.


Quem aqui está gravida, ou já esteve, sabe o poder da legging e do coque (animem-se meninas, depois do parto eles ficam mais poderosos! Hehe...) e o quanto pra gente é mais prático jogar um camisetão por cima da legging ou aquele vestido largo favorito e usar só isso durante os 9 meses!


Mas o post de hoje é pra te ajudar a repensar sua maneira de vestir com o que você já tem no guarda-roupa, sentindo-se confortável e linda nesse momento único da sua vida!


#1 – Use peças básicas

Um milhão de coisas passa pela nossa cabeça quando estamos grávidas. Além dos enjoos, do mal-estar, dores nas costas e outras tantas informações pra gente pensar, que escolher a roupa do dia a dia não fica assim tão fácil. Então, vamos de básico mesmo!


Até porque a maternidade é um período muito curto pra você investir em roupas da última moda ou peças de tendências que você não vai usar mais (ou pelo tamanho ou porque você vai enjoar delas). Então, na hora de se vestir, opte por peças básicas e complemente com acessórios que vão dar vida nova ao seu look.


Minha experiência com roupas de maternidade foi muito tranquila: eu sempre usava as minhas t-shirts lisas do armário com os meus colares coloridos, brincos grandes ou um sapato diferente. Usei também todos os meus vestidos enquanto deram e eu só complementava com algum outro acessório.


Não se iluda em construir um super look com muita informação porque todo mundo vai olhar mesmo é pra sua barriga! Ela sempre vai ter toda a atenção e vai chegar primeiro nos lugares. Mas não é por isso que precisamos deixar todo o resto sem concordância, não é verdade?

#2 – Conforto acima de tudo

Quando eu pensava em ter que vestir alguma coisa com aquele barrigão, minha mente só conseguia me lembrar de uma frase: conforto Renata, conforto por favor!


Não tem nada mais angustiante do que a gente passar o dia todo com os pés inchados e com sapato apertado, não é mesmo? Ou com aquela calça apertada na cintura que faz você lembrar a todo o momento a hora de chegar em casa e colocar seu pijama. Sim, eu sei bem o que é isso e por isso minha segunda melhor dica pra vocês, futuras mamães é: priorize o conforto!


Na gestação da minha filha ainda não existia a tendência Athleisure (se você não conhece, da uma olhada no meu primeiro post). Mas hoje, minha gente, essa tendência veio para salvar as nossas vidas. 😊


Você pode combinar vestidos, saias, calças, enfim, praticamente tudo com o sapato mais confortável da vida e mesmo assim você estará super fashion: o tênis!


Além de inúmeras combinações com calças de moleton, calças joggers (as de amarrar na cintura, que você pode colocar debaixo do barrigão) em looks do dia a dia ou de noite. Tudo pra te ajudar a fugir das leggings!


Para trabalhar, se você ainda consegue usar um saltinho, ótimo, porque alonga a silhueta e te garante uma postura melhor. Mas como a maioria das grávidas não consegue, separei algumas inspirações de looks de trabalho pra você ficar confortável e estilosa com sapato baixo.

#3 – Invista em uma boa calça jeans de gestante

Até agora não mencionei a palavra ‘comprar’. Por quê? Porque acredito que, assim como eu, você precisa de muito pouco (e todas as peças que você já deve ter) para montar looks incríveis na gravidez.


Mas se você tem que investir em alguma coisa, meu conselho é: invista em uma calça específica de gestante. Daquelas que tem aquela malha na cintura que segura e apoia seu barrigão.


Essa calça vai lhe render inúmeras combinações de peças, seja no verão ou inverno, e vai ser sua melhor amiga. Você pode trabalhar com ela, colocar um saltinho (se a sua situação permitir), colocar sapatilha, dobrar a barra e colocar um tênis, enfim, vai valer cada centavo, acredite!


Existe também a opção da faixa de malha + extensor. Se você ainda consegue adaptar suas calças jeans, pode colocar a faixa por cima do cós envolvendo a barriga e escondendo o zíper com o extensor.

Eu usei as duas opções mas, particularmente, prefiro a calça pronta, porque na medida em que a barriga vai crescendo, o zíper machuca um pouco e a faixa pode sair do lugar, mostrando o que você não quer mostrar. 😉


#4 – Se jogue nos vestidos

Uma das peças mais práticas e queridas das gravidinhas é o vestido. Muito versátil, sinônimo de conforto, ele deixa a barriga em evidência e a mulher fica ainda mais linda.


Mas algumas dicas são importantes na hora de escolher o vestido na gravidez: ele não precisa ser maior do que a sua nova numeração e sem caimento ou modelagem. As vezes pensamos que pra caber a nova barriga precisamos comprar 2 numerações acima ou só vestir roupas retas e largas. Errado! A proposta é valorizar a nova barriga e te deixar mais bonita e confiante.


Modelos justos e midis ou com elástico abaixo do busto, valorizam as grávidas, pois deixam a barriga em evidência. Mas se você tiver um vestido mais reto ou uma chemise, pode colocar um cintinho acima da barriga fazendo uma marcação, que vai ficar super bacana. Os longos também são perfeitos para as gravidinhas de plantão.


#5 – Abuse e use da 3ª peça

Nunca subestime o valor de um colete ou casaco por cima de um look básico! A terceira peça vem pra deixar ainda mais charmosa aquela gravidinha que quer dar um toque mais cool na sua composição.


Você pode usar a mesma peça em diversas situações e climas. Tá frio? Joga um blazer, um casaco, um cardigan. Esquentou? Poe um colete jeans, de alfaiataria ou um kimono e seu look e conforto estão preservados.


A terceira peça vem pra salvar aquelas gravidinhas que ficam inseguras com vestidos justos ou para aquelas que já enjoaram do look básico jeans + blusinha e querem garantir uma produção mais elaborada.


Inspirações para o verão:


E para o inverno quentinho e confortável:

Espero que vocês tenham gostado! 😊

No próximo post falarei de moda pós-parto e um pouco da minha experiência com o que vestir depois da chegada do bebê. Até lá!


por Renata Ávila


“As dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários” (C.S.Lewis)


(Imagens: Pinterest)

Comments


bottom of page