top of page

Morro de São Paulo

Atualizado: 21 de mar. de 2018



Quem ama viajar levanta a mão! Nós do Mulheres 30 Demais amamos. E para estrear a sessão Viajar é Demais, quero compartilhar com vocês minha ida a Morro de São Paulo, na Bahia. Em julho do ano passado, meu marido e eu decidimos que queríamos ir para a praia nas férias de janeiro. Depois de algumas pesquisas, conversa com amigos e família optamos por Morro de São Paulo. E não nos arrependemos. O lugar é maravilhoso, as praias são paradisíacas e tem atrações para todo mundo: solteiros, casados, crianças, grupos de amigos. Mas antes de viajar, é bom cuidar de alguns detalhes.


Existem três formas de chegar a Morro de São Paulo. Por via aérea, semi-terrestre ou marítima. De qualquer maneira, o ponto de partida é Salvador/BA. Nós fomos de avião de Campinas/SP até Salvador, dormimos uma noite lá e fomos no dia seguinte para Morro.


O táxi aéreo é a forma mais rápida e também mais cara de chegar à ilha. O transporte que combina terrestre e marítimo é o jeito mais barato e mais demorado. Nós optamos pelo meio termo, que também é o mais utilizado entre os três. Fomos por via marítima, de catamarã. São 2h20 de viagem. Na ida, rimos à toa, tiramos foto no deck do catamarã, compramos bebida que os próprios tripulantes vendem a bordo. Já na volta.... que aventura! O mar estava muito agitado e o catamarã balançou muito, muito mesmo! Aliás, isso é bem comum. Os tripulantes deixam até sacos plásticos amarrados em cada banco para o caso de alguém passar mal. Na nossa viagem, muitas pessoas utilizaram o saquinho. Então, vale a pena tomar um remédio contra enjoo cerca de 1h antes do embarque.



Chegando a Morro de São Paulo, pagamos uma taxa turística de R$ 15 por pessoa. Também contratamos um carregador para levar nossas malas até a pousada. Recomendo bastante esse serviço, porque o único jeito de chegar aos hotéis e pousadas é a pé, e são algumas subidas e descidas pelo caminho. Os carregadores são credenciados pela prefeitura e estão identificados com coletes.


São muitas opções de pousada na ilha. Das mais caras e luxuosas aos hostels. E asssim como no caso do transporte, ficamos no meio termo. Nossa pousada era na Praia 2, a mais badalada. Porém, ela ficava na rua de trás da praia, então tínhamos sossego para dormir e, ao mesmo tempo, estávamos a 100 metros da areia.



E por falar em praia, elas são um show à parte! Uma mais linda que a outra. O mar é calmo e a água é morna e transparente. Você anda poucos passos e já consegue ver peixinhos de várias espécies. Nós levamos máscara e snorkel, mas você pode alugar lá, se preferir. Na Praia 4, tem uma piscina natural. Pergunte para qualquer morador da ilha sobre os horários das marés. É bom ir com a maré baixa.


Também existem passeios para ir a outras piscinas naturais. Você pode escolher um passeio de lancha que dá a volta na ilha toda. Ou um passeio de carro 4x4 que vai até a praia de Garapuá, com piscinas naturais. Esta foi a nossa escolha. O motorista nos pegou na pousada de manhã e fomos para a praia. Chegando lá, existem quiosques que oferecem comida e bebida. Você pode escolher o que vai almoçar e ir para as piscinas naturais. Na volta, é só pedir para servirem o prato que escolheu.


Para chegar às piscinas, existem escunas que saem da praia a cada 10 minutos. O trajeto de ida e volta já está incluso no preço do passeio. Você pode ficar nas piscinas o tempo que quiser. Nós adoramos! A variedade de peixes é enorme.



A Praia de Garapuá por si só também já vale o passeio. Ela é praticamente deserta e é lindíssima!



Outra atração de Morro de São Paulo é curtir o pôr do Sol na Toca do Morcego. A vista é privilegiada e o espetáculo da natureza cuida do resto. O local é um bar. Então é necessário pagar uma taxa de consumação.



Sobre a culinária, existem várias opções. Restaurantes italianos, japoneses, de frutos do mar, hamburguerias, casas especializadas em açaí e, claro, restaurantes onde você pode ficar com os pés na areia. Tem até locais que nos renderam boas risadas. Já ouviu falar em “macarrão ao vivo”? Está super na moda em Morro. São locais que preparam a massa com a combinação de ingredientes que você quiser.



Ao final de 5 dias, fomos embora com o coração apertado e vontade de voltar! Enquanto escrevia este texto, fui revendo as fotos e deu mais saudade ainda. Se você quer conhecer um local lindo do nosso litoral, considere uma visita a Morro de São Paulo.


por Renata Moretto





Commenti


bottom of page