O frio e o charme de Gramado
- Mulheres 30 Demais
- 28 de mai. de 2018
- 3 min de leitura

Está aberta a temporada do frio, pelo menos em uma parte do país! Não sei vocês, mas eu fico morrendo de vontade de viajar para uma cidade de serra, passar uns dias aos pés da lareira, tomando vinho e chocolate quente e comendo um fondue junto com o maridão.
Já escrevi aqui no Blog sobre Monte Verde, em Minas Gerais. A cidade cumpre perfeitamente todas essas funções. Mas hoje quero falar para vocês sobre Gramado, nas Serras Gaúchas. Cenário perfeito para um fim de semana ou feriado de frio.
A cidade fica a pouco mais de 100 km de Porto Alegre. Para quem é de fora do Rio Grande do Sul, a melhor forma de chegar é de avião até a capital gaúcha e, de lá, alugar um carro para seguir até Gramado. Aí já começa o charme! A serra que leva até a cidade é linda, rodeada de hortênsias e você já vai entrando no clima do que te espera logo à frente. Nos meses de outono-inverno só é preciso tomar cuidado com a neblina. Ela prejudica um pouco a visão durante o trajeto.
Conforme você sobe a serra, a temperatura vai baixando. Nos meses de junho, julho e agosto as temperaturas ficam negativas constantemente. O vento deixa a sensação térmica ainda menor. Então, leve agasalhos, luvas e cachecóis na mala!

A cidade é pequena e muito aconchegante. Para quem está acostumado com a loucura de São Paulo, como eu, é um oásis. Me senti em um cenário de filme. Construções em estilo europeu, muitos canteiros de flores e um povo extremamente acolhedor. Mas, justamente por ser pequena, é bom reservar hotel antes de ir. Existem várias opções, mas na temporada eles lotam e você corre o risco de ficar sem hospedagem.
As acomodações variam das mais simples, que ficam no centro da cidade e servem mesmo para dormir e descansar depois de curtir bastante a cidade durante o dia, até as mais luxuosas, que oferecem serviço 5 estrelas para o hóspede. Porém a maioria conta com aquecimento central. Acredite, ele é indispensável à noite!
Gramado tem duas grandes atrações no ano. O Festival de Cinema de Gramado, que acontece em agosto. E o Natal Luz, que vai de outubro a janeiro. Nestas duas ocasiões, a cidade fica tomada por turistas do Brasil e do exterior.

Durante o Festival de Cinema, a cidade fica toda caracterizada. Por onde você olha, encontra um “Kikito”, a estatueta dada como prêmio aos melhores do ano nas diversas categorias do Festival. São desde chaveiros para levar de lembranças, chocolates, até um grande “Kikito” na praça principal da cidade – local preferido dos turistas para aquela foto clássica que vai para as redes sociais.
A gastronomia é bem diversificada. Não faltam restaurantes que oferecem o tradicional churrasco gaúcho. As massas também fazem bastante sucesso por conta do clima frio. Mas o que não pode faltar é um fondue. São várias casas com infinitas opções. Além disso, entre um passeio e outro, pare em algum lugar que oferece o Café Colonial, você vai encontrar por toda a cidade. São bolos, tortas, salgados, chás, chocolate quente, café. Então garanta estar com bastante fome antes de sentar-se à mesa e apreciar essas delícias!

Gramado, por si só, já vale a visita. Mas as agências de turismo oferecem diversos passeios. Você pode, por exemplo, andar de “Maria Fumaça” pelas cidadezinhas da região. Também pode conhecer vinícolas e fábricas de chocolate. Para quem gosta de ecoturismo, o lugar é cheio de trilhas e cachoeiras – em algumas, você pode até fazer rapel se tiver espírito radical e coragem de enfrentar o frio! São várias empresas que oferecem esses passeios, então vale pesquisar e contratar lá mesmo para conseguir um preço bom.
Mas se preferir curtir só o friozinho e descansar, não se preocupe! Gramado é linda e você vai adorar apreciar o charme da cidade.
Boa viagem!

por Renata Moretto
Commenti