Passos para empreender após os 30
- Mulheres 30 Demais
- 19 de mar. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2018

Nesta empreitada de começar de novo profissionalmente, empreender e se reinventar após os 30, o primeiro passo e que norteará todos os próximos é o “Planejamento”, que já conversamos no texto anterior sobre empreendedorismo. Mas planejar e não executar, não arregaçar as mangas e fazer acontecer, se tornará apenas mais um sonho de um dia ter destaque na carreira ou nos negócios pessoais e sem sucesso. Pode ser que só aconteça no dia de São Nunca! Apesar de que já vimos este dia chegar no meio publicitário de marca de carros, né? Quem tem mais de 30 vai lembrar!
Mas, piadinhas à parte, a realidade é que todo o sucesso do negócio e do que se pretende empreender consiste na frase mais clichê deste assunto: ‘nas suas mãos’. Por isso, bora pegar o caderninho com o planejamento que você já fez, levantar, trocar de roupa, passar aquele batom que te faz sentir linda e segura, e começar a dar os próximos passos?
1. Metas devem ser cumpridas!

Baseada em um bom planejamento, agora é hora de estabelecer metas, com prazos a serem cumpridos, para que não corra o risco de cair na zona de conforto quando estiver trabalhando de casa, pelo menos neste momento inicial. É sempre bom ser otimista e ACREDITAR que tudo dará certo, mas também é fundamental ter o pé no chão e colocar todo o gás para que as metas sejam cumpridas em tempo, não as subestimando, para que seu negócio entre em ação o quanto antes. Afinal, as contas continuam chegando na caixinha do correio, não é? Uma das minhas metas era conseguir dar curso de assessoria de eventos para algumas pessoas que me procuravam. E após estabelecer bem essas metas, consegui, em um breve período de tempo, dar o primeiro curso e, em menos de um ano, totalizei três.
2. Recursos são indispensáveis!
Não é possível começar a empreender sem ter que investir financeiramente, por isso é necessário nesta etapa que você comece a poupar um pouco, evitando gastos desnecessários, e que utilize muito bem o dinheiro recebido da rescisão e fundo de garantia, se este for o seu caso. Então é essencial neste processo que você prepare os recursos, que pode ser inicialmente apertando um pouco mais o orçamento em casa. Eu, por exemplo, cozinho muito mais em casa do que saio para comer com o maridão, pois este pouco que guardamos da pizza na sexta à noite ou da churrascaria no almoço de domingo contribui para a realização do sonho. Também avalie em detalhes todos os custos que terá para que consiga dar continuidade ao seu empreendimento, deixando alguma folguinha para imprevistos ou mudanças de planos.
3. Otimismo leva além!
O que preciso reforçar aqui para você é que no início é muito provável bater aquele desânimo ou aquela vontade de chutar o balde e sair distribuindo currículos a rodo no mercado. Palavra de quem também já pensou e até mesmo fez isso no início. Aliás, não há nenhum problema nisso ou em querer voltar para um trabalho mais tradicional, sendo funcionário de uma empresa. No entanto, se este não é o seu objetivo, mantenha-se no foco diante dos obstáculos - grandes ou pequenos -, das críticas dos outros e dos desafios que nunca terminam. Esteja convicta de que com um bom planejamento e determinação seu resultado será positivo.
Vamos juntas? Compartilhe com a gente também a sua história nesta área, pois se tem uma coisa que jornalista ama fazer é compartilhar experiências.
por Ana Paula Leal
Comments