top of page

Um passeio pela cidade das flores

Atualizado: 12 de set. de 2019


Quem visita Holambra, no interior paulista, tem aquela sensação de entrar em um pedacinho da Holanda no Brasil. Uma das cidades mais tranquilas, acolhedoras e diferentes do país para se viver, mas que traz, em contrapartida, muita história, tradições, cultura e grandes eventos, que transformam o calmo município em point de diversas atrações ao longo do ano, movimentando as cidades vizinhas e a economia da região de Campinas/SP.


Segundo Armando Carrasco, da Real Receptivo Holambra, um dos encantos da cidade está na mistura de áreas verdes com as construções tipicamente holandesas. "As calçadas são feitas de pedras portuguesas, com os desenhos do moinho, tamanco e tulipa, lembrando a todos que passam por elas, que por ali também passaram os holandeses", conta. Os holandeses, que também trouxeram os moinhos para enfeitar as terras brasileiras, vieram após a segunda guerra mundial, buscando novas oportunidades, e trouxeram na bagagem o costume de comer batatas, dançar com os tamancos, andar de bicicleta, plantar flores e festejar.


E festa e evento tem mesmo o ano todo! Para começar, o Carnaflores é o desfile de Carnaval que acontece às 14 horas da terça-feira, reunindo os foliões em blocos e carro alegórico em cima de carretas de tratores. Outra festa, desta vez tipicamente holandesa, é o Dia da Rainha. O evento é realizado no dia 30 de abril e destinado aos holandeses que vivem na cidade e ainda mantêm as tradições. Por isso, conta com apresentações dos grupos de dança folclórica, gaiteiros e fanfarra, além de atividades culturais.

Em maio acontece o Festival Ecoa, que é gratuito e oferece práticas terapêuticas, palestras, atrações e atividades em grupo. Já em junho tem gincana de charretes e o famoso Trekker Trek. O primeiro reúne cerca 70 carroças e charretes que percorrem um trajeto de aproximadamente 13 quilômetros na área rural. Já o Trekker Trek é uma competição de tratores muito divertida, em que eles precisam puxar uma carga móvel muito pesada por determinado trajeto.


A Hortitec, a maior feira de horticultura da América Latina, também é realizada em junho. Ela tem como público-alvo os produtores e profissionais de agrobusiness e traz as tendências deste mercado que movimenta tanto o país. Nesses dias de Hortitec a cidade é tomada por esses produtores e pessoas interessadas nas novidades do setor. O mesmo acontece durante o Enflor e Garden Fair, uma feira que reúne floristas, artistas florais e decoradores de eventos. Um prato cheio para quem busca o que há de mais novo em plantas e flores ornamentais, principalmente inspirações para decoração de casamentos e festas de debutantes. O Enflor é realizado sempre no mês de julho e é lindo poder ver todas as variedades de flores, cores e decorações. Sou suspeita, pois trabalho com eventos e simplesmente A-M-O visitar esta exposição.


Já em setembro acontece a festa mais conhecida da cidade, a Expoflora, que é destinada a todo tipo de público, pois agrada desde as crianças, com suas cores e atrações, aos mais velhos. Nela a diversão está garantida, pois oferece exposição de flores, mostra de paisagismo, danças folclóricas holandesas, museu, mini-sítio, chuva de pétalas e desfile de carros alegóricos. Mas eu preciso te alertar aqui sobre a aglomeração, pois o número de pessoas em Holambra triplica. E, claro, que, com este volume todo de turistas, é inevitável o congestionamento para chegar ao parque de exposições, estacionar o carro e fazer os passeios. Eu já cheguei a desistir de ir até à festa em anos anteriores e voltar para Campinas. Porém, também preciso ser justa em dizer que quando você está lá, o sorriso sai fácil e a magia do lugar te contagia.


Para fechar o ano de festividades nesta cidade tão florida e linda, entre os dias 15 de novembro e 08 de dezembro, São Nicolau chega a Holambra e todos esses dias são de pura festa, anunciando a chegada do Natal, que é marcado mesmo com a Noeland!

A cidade do Papai Noel é onde a gente volta a ser criança, mesmo! Eu já participei também e, até na neve de espuma, já brinquei (rs!). Noeland vai de 29 de novembro a 29 de dezembro e é cheia de atrações, como a Casa do Papai Noel, Parada de Natal e diversos shows musicais. O cenário todo repleto de decoração natalina é muito convidativo para aquela foto em família ou com o bom velhinho, que realmente desperta emoções.



E se você se interessa mesmo em dar uma voltinha por Holambra em dias mais tranquilos, sem esta movimentação toda dos dias de eventos, o Armando explica que há outras opções de passeios, como a visita uma produção de gérberas, com grande variedade de cores, à produção de crisântemos de corte e um city tour pelos principais pontos da cidade, que inclui o moinho, praças, lagos, restaurantes, confeitarias e centros de vendas de flores e plantas. "No city tour contamos a história da imigração holandesa, curiosidades sobre os tamancos, moinho, tulipas, entre outros", diz Armando.



Serviço - Para estes passeios:

- Valor por pessoa: R$ 45

- Crianças até 5 anos é grátis e de 6 a 10: R$ 25

- Duração média: 02 horas

- Saídas diárias: às 09h30, 11h30, 14 e 16 horas (do Moinho Povos Unidos)

- Mais informações: www.realholambra.com.br



Por Ana Paula Leal

Σχόλια


bottom of page